Terapia é coisa de gente rica?
- julho 03, 2021
- by
- Paulo Nobre
Essa é uma noção muito difundida entre as pessoas. Essa ideia de que terapia é algo reservado a pessoas que possuem um alto poder aquisitivo e podem se dar ao luxo de pagar um psicoterapeuta.
Será?
Pois é, a questão do dinheiro é muito discutida entre profissionais. Mas uma discussão em especial me vem à mente quando estamos falando desse assunto: a de que o dinheiro não possui um valor intrínseco.
A diferença entre um milionário e uma pessoa que ganha salário-mínimo, em termos de dinheiro, é um número na conta bancária. É claro que isso tem consequências significativas em níveis materiais, de condições de vida. E isso muito se deve ao acordo entre nós de que aquele número possui valor intrínseco. Esse talvez seja um dos acordos imaginários mais bem estabelecidos entre nós humanos. Tanto que, muitos dizem que quando uma pessoa está rasgando dinheiro, ela está doida, quando em termos concretos ela está “só” rasgando um papel.
Então quando falamos do dinheiro para pagar a consulta, estamos também falando do que aquilo representa para o paciente, pois nem sempre um valor alto de sessão quer dizer que a pessoa está trabalhando suas questões.
E isso é primordial para um bom processo terapêutico: a disposição do sujeito a “entrar em trabalho”. E com isso eu quero dizer: a pessoa refletir sobre si mesma, seus afetos, suas reações, seus pensamentos, seu lugar no mundo…
“A vida não examinada não vale a pena ser vivida (…)” – Sócrates
Às vezes uma pessoa faz terapia porque é chique, porque dá status, mas ela não entrou em trabalho, não examina a própria vida. Ela paga só para sustentar um estilo de vida e não para de fato encarar suas questões.
Então eu digo que terapia não é para gente rica, terapia é para quem quer examinar a vida. E não precisa ser caro. Existem profissionais que fazem valores sociais, clínicas escola nas faculdades de psicologia, organizações sem fins lucrativos, planos de saúde com preços mais acessíveis, SUS, CAPS, enfim… Estamos em muitos lugares!
Aos que desejam examinar a vida, dou as boas-vindas! É uma viagem maravilhosa!